Todas Categorias
- Acessórios
- Arduino
Arduino
- Componentes Eletrônicos
- Display
Display
- Ferramentas
- Internet Das Coisas
Internet Das Coisas
- Módulos
- Motores
- Sensores
Os módulos GSM utilizam as redes de celulares para realizar conexão e comunicação através da troca de pacotes de dados em frequências definidas de acordo com cada tipo de tecnologia. Com isso, eles são capazes de acessar até mesmo a internet. Ela opera em uma série de regras estabelecidas para padronizar a comunicação móvel.
Com isso, esses módulos são capazes de trocar informações, enviar dados para a nuvem, receber mensagens SMS e até mesmo receber ligações.
Suas tecnologias são comumente conhecidas como 1G, 2G, 3G, 4G e o 5G. Cada uma dessas tecnologias possui sua própria sigla e suas características:
A tecnologia 1G – GSM é um padrão de tecnologia para redes de telecomunicações estabelecido para padronizar a comunicação móvel analógica em diferentes países. O GSM trouxe vários avanços na área tecnológica como: Chamadas de Voz digitais, SMS, Conectividade Internacional, Codificação e compressão de dados, utilização de cartão SIM. Ele também foi capaz de trazer mais seguranças nas chamadas por criptografar e exigir autenticação dos usuários da rede.
Com o avanço da tecnologia, surge o GPRS (Serviço Geral de Pacotes por Rádio) sendo a segunda geração (2G) das redes de telecomunicações. O GPRS permitiu que o GSM oferecesse serviços de dados por pacotes, o que permitiu que os usuários conseguissem realizar transmissões de voz e dados através de seus aparelhos móveis.
Para melhorar ainda mais a tecnologia GSM, outra tecnologia foi desenvolvida, melhorando até mesmo o GPRS.
Essa tecnologia ficou conhecida como 2.75G e se chamava EDGE. Ela trouxe uma forma mais avançada de modulação (8PSK), aumentando a eficiência do uso do espectro e permitindo maior transferência de dados. A EDGE foi capaz de pavimentar o caminho para a chegada do 3G.
Com mais um avanço da tecnologia, a UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) foi desenvolvida como uma tecnologia de terceira geração (3G) projetada para substituir as redes GSM (2G).
Com arquitetura baseada em WCDMA( Wideband Code Division Multiple Access), as suas principais características são: largura de banda e velocidade de transmissão de dados superiores às GSM e GPRS, Suporte e transmissão de dados, maior eficiência espectral, permitindo maior quantidade de usuários sem perdas de velocidade e conexão.
Com o passar dos anos, tecnologias como HSDPA/HSUPA foram desenvolvidas visando melhorar a taxa de download e upload dessas redes.
A tecnologia HSPA+ foi desenvolvida, buscando melhorara a conexão 3G, trazendo várias melhorias técnicas como: agregação de portadoras (Carrier Aggregation), a modulação mais avançada e o uso de múltiplas antenas para transmissão e recepção de dados, tecnologia chamada MIMO (Multiple Input Multiple Output).
Foi desenvolvida para ser a sucessora do 3G, permitindo velocidades de transmissão de dados muito maiores, melhor eficiência espectral e uma experiência de usuário mais rica, com internet de alta velocidade, baixa latência e suporte a streamings de vídeo em alta definição, operações que exigem uma largura de banda maior.
A LTE significa Evolução em longo prazo e é uma tecnologia da 4ª geração, por isso se chama 4G LTE.
Dentro dessa tecnologia, existem as categorias, comumente chamadas por CAT1, CAT2, etc. Elas variam conforme a taxa de download e upload, por exemplo, a CAT1 consegue chegar a velocidades de 10Mbps de download e 5Mbps de Upload, já a CAT4 consegue chegar até 150 Mbps de download e 50 Mbps de upload.
Para suprir a necessidade dos dispositivos IoT e comunicações entre M2M, a tecnologia Nb-IoT foi desenvolvida. Utilizando uma faixa de banda estreita de 200 Khz, ela permite uma comunicação eficiente e de baixo consumo de energia para dispositivos que não necessitam de alta velocidade de dados ou grandes volumes de tráfego.
Ao utilizar essa faixa de banda, permite que os dispositivos gastem menos energia para realizar a comunicação e isso aumenta a vida útil do projeto, pois preserva a bateria por mais tempo.
A tecnologia Nb-IoT é uma tecnologia desenvolvida na 4ª geração LTE (4G LTE), mas que também está sendo adaptada para a tecnologia 5G, visando atender a demanda crescente das máquinas e dispositivos de IoT.
Com o avanço da tecnologia e necessidade de conexão entre os dispositivos, os módulos GSM podem ser usados em diversos tipos de aplicações. Dentre elas, podemos citar algumas:
Os módulos GSM, quando utilizados com uma placa microcontroladora como Arduino ou ESP32 permitem realizar o controle, monitoramento e envio de informações necessárias para tornar o projeto totalmente interativo e conectado à internet e nuvem, sem a necessidade de uma rede Wifi.
Alguns módulos também tem a capacidade de localização por GPS, o que torna o projeto mais completo e simples de rastrear.
A Curto Circuito é especialista em diversos tipos de módulos GSM, desde os módulos SIM800C, até os módulos 4G LTE SIM7600G, SIM7600SA e A7670SA.
Com mais de 7 anos de experiência no mercado, a Loja Curto Circuito oferece para todo o Brasil diversos produtos e componentes eletrônicos de qualidade com preços justos, confiabilidade e segurança no momento da compra e no envio dos pedidos realizados. Os produtos são especialmente selecionados para garantir a melhor experiência e satisfação em todo o universo da eletrônica, sistemas embarcados, internet das coisas, Maker e tecnológico.
Voltada para entusiastas, estudantes, profissionais da área da eletrônica, automação e robótica, a loja conta com garantia e suporte técnico especializado para qualquer dúvida e problemas relacionados aos produtos.